Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tapete de entrada

... E finalmente depois de inúmeras tentativas, consegui abrir as portas da minha casa e compartilhar um pouquinho desse meu universo sensitivo!!
Antes de tudo me proponho aqui a deixar registrado tudo aquilo que me comove, me anima e me desloca, como  a música, a arte, a arquitetura e a cidade, e todo o "complexo meio termo" que envolve esses elementos!
Contudo porque o nome "Casa de Eira e Beira"?
Desde pequena sempre fui fascinada pela arquitetura, achava lindo todas as fachadas antigas, com portas estreitas, paredes largas e peitoris profundos! Mas uma coisa sempre me intrigava, nunca entendi o que representavam aquelas pequenas ondas lá no topo da fachada de algumas casas. Passava horas imaginando como alguém perderia tanto tempo para executar aquele serviço supostamente tão desnecessário.
Aos poucos fui descobrindo que aquelas ondinhas chamavam-se "Eiras e Beiras", o que hoje são conhecidas como abas ou beirais. Esse pequeno prolongamento da cobertura era símbolo do poder econômico da família colonial e por isso as mais ricas possuíam as duas estruturas no fechamento do telhado.

Essas foram exatamente as minhas primeiras palavras no primeiro dia de curso de Arquitetura e Urbanismo, as tais "Eiras e Beiras"... e por sinal foi um ótimo começo!